segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Quais são as manifestações mais comuns da pessoa que se acha totalmente certa?

"Quais são as manifestações mais comuns da pessoa que se acha totalmente certa?", pensava eu ainda agora, lendo blogs por aí.

Caí num blog de um economista, que abomina "Lulas e outras aberrações"; eu diria que ele tem Arrogância. É o tipo de situação em que ele nunca vai te tratar mal, pelo contrário, mas te olha com aquela cara, geralmente paciente, de alguém que olha uma criança tentar colocar um triângulo por um buraco redondo no brinquedinho, enquanto deve pensar "tsc, tsc, tsc, coitadinho, mas um dia quem sabe ele chega lá". Já vi muito disso em professores universitários, pais ou parentes diversos, e pessoas com tendências mais à direita, de vários espectros.

Outro blog foi de um petista, reclamando (como é de se esperar) de algum artigo de alguém do PSTU. Parece que eles (o PSTU) têm uma visão mais crítica do governo do(s) Castro(s) em Cuba (o que me espantou, reconheço), e ele reclamava que eles estavam fazendo "peleguismo" e apenas repetindo o que aparece na mídia "venal". Já lidei no passado com pessoas de partidos de esquerda (e cabe aqui salientar a diferença entre apenas pessoas de esquerda e pessoas de partidos de esquerda), e sei que quando palavras como "peleguismo", "venal", "criminoso", "laborioso" e a minha preferida, "perverso", começam a ser lançadas a esmo, já sei qual é a característica. Não queria usar essa palavra, que é muito usada pelos direitistas que os depreciam, mas na falta de um rápido sinônimo que me apareça agora, vou de Doutrinado mesmo. Esse tipo é geralmente o oposto do outro, e ataca com variados graus de violência (mas geralmente só verbal) quem fala ou escreve algo contra o que ele acha que está totalmente certo, como se fosse uma ofensa pessoal, e que quem escreveu estivesse apenas querendo atingí-lo num nível pessoal (eu me pergunto qual o grau de paranóia de alguém assim...). O adjetivo só entra aqui porque, ao contrário de outros Intolerantes "normais", o que o Doutrinado geralmente têm como totalmente certo coincidentemente é o que seu partido político/grupo de estudos/amiguinhos da escola/líder religioso/coloque aqui o nome de quem manda em você/etc. acha que é certo. Boa garoto(a), seguiu a cartilha direitinho, t'aqui um biscoito!

Já estava falando do Intolerante. A diferença desse pro Doutrinado é que ele chegou na sua certeza absoluta sozinho, e não por seguir cegamente o seu grupo. Geralmente é tão ou mais raivoso que o outro. Nesse grupo entram geralmente carecas, nazistas, homofóbicos e outras coisas loucas do gênero. Eu reconheço, dei uma passada de olho no "manifesto" do norueguês louco que atirou naquelas pessoas. Sinceramente, qualquer um que lê um pedaço daquilo e não sente o estômago embrulhar, tem que fazer algum tratamento, e urgente. É o Intolerante elevado à centésima potência.

*     *     *

Bem, já identificamos o Arrogante, o Doutrinado, o Intolerante... Mas eu já estou cansado demais agora pra pensar em mais respostas pra minha pergunta, "Quais são as manifestações mais comuns da pessoa que se acha totalmente certa?". Quais mais vocês acham que existem? De qualquer forma, acho que todas elas são apenas subgrupos de uma manifestação maior, o Imbecil. Sim, porque só um Imbecil pra se achar totalmente certo em alguma coisa.

Boa noite, e boas leituras noturnas.

Rodolfo Caravana

Nenhum comentário: